top of page

COMPOSTAGEM. (Mitos e verdades)


Cuidar de nossos descartes diários é a melhor forma de preservar a natureza e garantir nossa existência.


Parabéns. Se você chegou até aqui. Mostra que é uma pessoa querendo fazer sua parte e contribuir para a diminuição dos descartes. Estaremos juntos nesse desafio.

Nesse artigo, dedicamos nossos conhecimentos em te mostrar que cuidar diariamente dos nossos resíduos é a melhor forma de manter florestas em pé e pensar na qualidade de vida que você quer.

Assim como praticamente todos os locais urbanos no mundo, o LIXO é hoje uma das maiores preocupação globais. Assim como outros locais, Socorro tem um grande desafio pela frente em um pequeno espaço de tempo. Hoje são geradas mais de 800 toneladas de resíduos mensalmente que poderiam ser reaproveitados, evitando ser descartados nos aterros sanitários, comprometendo seu esgotamento deixando de gerar despesas futuras e mais poluição.



Apesar de termos a coleta seletiva realizada pela cooperativa Corenova, apena um pequeno percentual é reciclado. 8,9% de todo material reciclável tem sua destinação correta e todo o resto acaba indo parar no aterro causando grandes impactos na qualidade de vida, saúde e meio ambiente. Por isso, separar nossos recicláveis e garantir que sejam reaproveitados é de suma importância. Apesar do reciclável ser um grande volume, ainda é pequeno, se comparado aos descartes de orgânico que representam quase 60% deste volume. Por isso esse artigo tratará da destinação correta do orgânico que contribuirá muito com a diminuição dos descartes. Mas não esqueça! Separe tudo que pode ser reaproveitado pela reciclagem.


A compostagem residencial é hoje uma forma eficaz e fácil de transformar esses resíduos em um rico adubo que pode ser utilizado em nossas pequenas hortas, vasos e jardins.

A compostagem residencial tem muitos mitos que acabam fazendo com que as pessoas não façam. Entre os obstáculos, o cheiro e o aparecimento de moscas são os grandes motivos para não se fazer, mas isso não acontece se for feito da forma correta.


CHEIRO RUÍM e MOSCAS:


O mau cheiro está ligado á falta de oxigenação e muita umidade fazendo que os resíduos venham a apodrecer ao invés de se decompor. Quanto maior for á oxigenação e controle da umidade o cheiro será quase zero e não haverá o aparecimento de moscas que são atraídas pelo odor de frutas e talos depositados na composteira.

Por isso, é muito importante que ao colocar os resíduos na composteira, temos que adicionar material seco (folhas, grama seca, gravetos, serragem, papel, etc..). Há proporção é de uma parte de resíduos orgânicos para duas partes de material seco. Isso garantirá um controle da umidade e também dificultando o acesso das pequenas moscas que busca os alimentos.

Não é aconselhado manter a composteira fechada. Isso faz com que a circulação do ar não exista e isso causa o apodrecimento e o mau cheiro. Em um ambiente controlado, fará os resíduos se decomporem sem causar problema.


MAS QUAL É A FORMA CORRETA DE DISPOR OS RESÍDUOS NA COMPOSTEIRA?


Os resíduos que geramos diariamente podem ser colocados em pequenos recipientes com tampa e uma vez por semana ser colocado na composteira. Outra dica importante é picar em pedaços menores os resíduos para que o processo seja mais rápido. Ao colocar na composteira, é importante dispor em camadas baixas intercalando com a camada de material seco. Isso garantira uma melhor circulação do oxigênio mantendo mais arejado e fazendo que a decomposição seja mais rápida e sem cheiro.

Outra dica de ouro é que cada vez que for colocar novas remessas de orgânico que acumulou, sempre revolva antes o material anterior que ajudará a não se compactar e evitando que apodreçam.

Normalmente as composteiras são feitas com dois recipientes que serão depositados os materiais e um que fica na parte de baixo onde o líquido da decomposição seja armazenado. Quanto maior for o controle da umidade, menos será a quantidade do líquido que também deve ser aproveitado por ser um excelente biofertilizante concentrado.

O líquido (Chorume) deve ser coletado uma vez por semana e diluído em proporção de 1/10 (Uma parte de chorume para 10 partes de água) e ser usado nas regas dos canteiros e vasos evitando molhar as folhas e frutos. Essa rega pode ser feito a cada 15 dias que manterá bem adubado fortalecendo as plantas diminuindo o aparecimento de pragas.



O material orgânico ficará pronto para uso em aproximadamente 4 meses se respeitado as regras citadas acima. Pode haver uma variação de acordo com o tipo de materiais colocado. Alguns levam mais tempo que outros.


SOBRE A COMPOSTERIA:


As composteiras podem ser feitas de diversas formas e utilizando diversos recipientes. Para quem não tem espaço de terra no quintal, as feitas com baldes com tampa é a mais indicada ou caixas plásticas retangulares, mas os baldes são mais baratos e funcionais por ocuparem pequenos espaços podendo ficar alojados em um canto de nossa área de serviços. Importante que seja um local arejado e que não fique exposto ao sol e chuva evitando que a água seja acumulada e que o sol não sobreaqueça. QUANTO MELHOR FOR A ÁREA BEM VENTILADA, SERÁ MUITO MELHOR.

São três baldes empilhados. No primeiro em baixo, será onde o líquido será armazenado. É bom ser colocado uma torneira para facilitar a coleta do líquido. No segundo balde que vai logo acima, o fundo dele deve conter pequenos furos para que o líquido passe. Importante não ser furos muito grandes que evitará que o material sólido caia no reservatório e não venha a entupir a torneira. Na tampa deste balde, deve ser cortado seu miolo para que o outro balde seja encaixado nele. Isso garantira que não haja escorrimento e manterá o recipiente bem vedado impedindo que insetos entrem. No terceiro balde a cima, também deve ser furado seu fundo da mesma forma, mas a tampa não deve ser cortada para poder fechar. Outra dica é que a tampa contenha pequenos furos para manter a oxigenação. Nossas composteira do projeto contém nesta tampa um filtro que permite a circulação do ar através de pequenos furos. Mas caso escolha fazer o seu é importante que se faça pequenos furos na lateral do balde para que o ar possa circular.

Na internet existem boas explicações de como fazer da forma correta, mas caso haja dúvidas, poderá nos mandar mensagens pelo nosso whatsapp que passaremos as instruções ou se inscrever em nossas oficinas que fazemos uma vez por mês passando todas as informações e dando exemplos práticos.


O QUE PODE SER COLOCADO NA COMPOSTEIRA?


Outra dúvida comum é o que pode e o que não pode ser colocado na composteira. Vamos lá:


NÃO PODE SER COLOCADO NA COMPOSTEIRA


Você não deve colocar na composteira derivados de leite, gorduras, carnes, ossos, fezes de animais, materiais de higiene pessoal, produtos de limpeza, remédios, papéis impressos, plásticos, vidros, alimentos temperados.


O QUE PODE SER COLOCADO NA COMPOSTEIRA:


Se a composteira não dor utilizar minhocas, você pode colocar todos os alimentos e sobras de sua cozinha como: Cascas de frutas, legumes, talos e folhas de verduras, alimentos que estragaram ou com data de validade vencidas, borras e filtros de café, saquinhos de chá, restos e sobras de prato (Uma Observação: Saladas e alimentos cozidos com tempero devem ser lavados antes de ir para composteira) casca de ovo, guardanapos de papel. Agora se sua intenção for colocar minhocas para fazerem a compostagem, Não deve colocar alimentos cozidos e temperados, nada de sal ou açúcares, nada de frutas cítricas como limão, laranja, abacaxi, etc... NADA CÍTRICO. Também não deve colocar cascas e restos de alho e cebola e também não colocar restos de saladas com temperos. No deve ser colocado também, restos de óleos ou frituras e nada de derivados de leite.




Espero que, com esse artigo, possa ter ajudado a você fazer a compostagem e ser mais um a reduzir seu descarte diário. Mas caso haja qualquer dúvida estaremos sempre disponíveis para ajudar. Lembre-se... Uma composteira é muito mais limpa que um cesto de lixos para ter em casa.


Se por acaso quiser uma composteira pronta, nós temos e com preços mais baixos através do projeto “Composte-se Urbano” ou temos também a opção de recolher seu orgânico através de um plano de assinatura mensal que você pode receber de volta todo o valor investido podendo comprar produtos 100% naturais e sem agrotóxicos. Estaremos sempre à disposição em colaborar.




Forte abraço. BORA COMPOSTAR.

Autor: Gilberto Braga (Lixo Zero Socorro-SP)

20 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page