top of page

Conheça 5 razões para criar uma horta na escola.

Saiba quais são os benefícios de investir em uma horta na escola, incentivando uma alimentação mais saudável, o cuidado com a natureza e a sustentabilidade.

horta na escola
5 razões para se tem uma horta na escola

Que a escola não é responsável apenas pela formação acadêmica, isso todos os educadores já sabem, não é mesmo? Pelo contrário, é importante investir em uma educação completa, que desenvolva as crianças por inteiro, trabalhe suas habilidades socioemocionais e o senso de responsabilidade. E, para isso, uma boa sugestão é criar uma horta na escola.


Segundo Piaget, um dos principais pesquisadores do desenvolvimento infantil, identificou que até aproximadamente 7 a 8 anos, as crianças aprendem com vivências concretas. Por isso, destacamos esse tema.  Experiências essas, que você pode desenvolver em escolas, comunidades ou até mesmo em casa (ou no apartamento) para despertar o olhar para o mundo verde.

 

Ficou na dúvida em como isso pode ajudar? Pode parecer que os assuntos nem se relacionam, mas uma simples hortinha pode ser uma grande ferramenta no desenvolvimento infantil. Afinal, além de colocar os alunos em contato com a natureza, por meio dela também é possível criar um senso de responsabilidade maior nas crianças. Assim, a escola é capaz de formar pessoas mais completas, empáticas e com senso de coletividade.


aprendendo a cuidar de hortas
crianças plantando na escola

Quer saber mais? Confira essa lista com 5 motivos pelos quais você deve ter uma horta na escola!


1. Apresenta a origem dos alimentos


Um dos motivos mais claros para criar uma horta na escola é apresentar para as crianças a origem dos alimentos. Entender, na prática, como os tubérculos e vegetais crescem, e perceber o esforço e cuidados necessários até que o alimento chegue à mesa é muito importante e bem mais efetivo que ensinar apenas no papel ou por meio de gravuras.

 

Alimentação infantil: qual a importância da educação alimentar?


Vale a pena também mostrar para a criança cada etapa do desenvolvimento do alimento e quanto tempo ele demora para amadurecer.

 

2. Incentiva o cuidado com a natureza


horta na escola
Alunos cuidando da horta na escola.

Outro fator importante é que, ao colocar a criança para cuidar de uma horta, ela aprende a ter mais cuidado com o meio ambiente.

 

Não há uma maneira melhor de desenvolver o senso de sustentabilidade do que colocando o aluno em contato com a natureza e mostrando, na prática, a diferença que ele pode fazer. É importante abordar, durante as aulas, as dificuldades da agricultura e as consequências do uso indiscriminado de agrotóxicos e o benefício de consumir alimentos orgânicos.

 

3. Ajuda a criar senso de responsabilidade


Cuidando da Horta na escola
Alunos cuidando da horta na escola. Amplia o senso de responsabilidade e cooperação.

Esse é um motivo muito bom para ter uma horta na escola: o desenvolvimento do senso de responsabilidade nas crianças. Se você ensinar, desde cedo, que o cuidado com outro ser vivo é o que faz ele crescer e prosperar, com certeza essas crianças se tornarão adultos mais preocupados com o ambiente e a sociedade da qual faz parte.

 

Como valorizar a educação alimentar na escola?


Nesse sentido, é legal deixar cada aluno responsável por uma plantinha específica, para que ele lhe ofereça a devida atenção e perceba a importância de seus cuidados para o desenvolvimento vegetal.

 

4. Melhora a coordenação motora


Mexer com algo tão delicado quanto vegetais e tubérculos é uma ótima maneira de desenvolver a coordenação motora dos alunos. Às vezes, as crianças podem ser um pouco bruscas e desajeitadas com plantas e animais, e cuidar de uma horta pode fazer toda a diferença. Mostre como os vegetais são delicados e que, quando elas arrancam ou rasgam folhas, estão estragando o alimento.

 

5. Promove uma alimentação mais saudável


Provando alimento sem agrotóxico
Criança apendendo a se alimentar de forma saudável


Ter uma horta na escola ou até mesmo cultivar em casa (ou apartamento) promove uma alimentação mais saudável e naturaliza o consumo de legumes e vegetais. Se os alunos ajuda durante todas as etapas de desenvolvimento da planta, ele tem curiosidade de experimentar o alimento que ajudou a produzir. Ao final do ciclo, divida os alimentos colhidos na horta e dê para a criança levar para a casa; ou combine um almoço ou lanche comunitário para que todos possam experimentar e comentar sobre a satisfação de consumir o alimento cultivado pelo grupo.




Oficinas de compostagem residencial em Socorro SP
Participe das oficinas de compostagem do projeto Composte-se Urbano de Socorro SP. Clique na imagem para saber mais.



 

Por que minha escola deve investir na educação alimentar dos alunos?


Viu como ter uma horta na escola ou cultivar em casa (ou apartamento) pode ser importante para o desenvolvimento das crianças? Além de ajudar a cuidar e se preocupar com o meio ambiente, essa prática ainda aumenta o senso de responsabilidade e coletividade. Legal, não é mesmo?

 

Gostou? Curta e deixe seu comentário aqui. Compartilhe com sua escola. Nós do projeto Composte-se Urbano de Socorro, podemos ajudar nesse início dando suporte e ofertando oficinas. Conte com a gente. Quer mais sobre o assunto? Acompanhe também Por que ter uma horta na escola? você vai gostar. Lixo Zero na Natureza

Uma ação de todos pela sustentabilidade.


10 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page