top of page

Introdução do “Clube da Compostagem Residencial”.Parte 01


Olá queridos amigos. Sejam muito bem vindos e agradeço terem aceitado o desafio desse projeto.


INTRODUÇÃO:


Sou Gilberto, tenho 52 anos e sou um ativista Sócio ambiental a mais de 35 anos. Participo de um grupo formado por estudantes em 1986 que surgiu pelo interesse em buscar alternativas para uma convivência entre a sobrevivência humana e o meio ambiente.

Não me considero uma ativista ambiental e sim um humanista focado na correlação entre nossas necessidades de sobrevivência garantindo o meio que vivemos para futuras gerações.


Hoje, muitos desse grupo formado estão espalhados por diversas regiões do país e também residentes em outros países como México, Alemanha, Portugal, Estados Unidos, Canadá, África do Sul, Colombia, Inglaterra, Índia, Escócia, Itália, França.

Não somos uma Ong ou fundação. Apenas pessoas dispostas a buscar mudanças em nosso dia a dia que colaborem com os objetivos de deixar o menos impacto possível.

“UMA HORA DO MEU DIA PARA MUDAR O MUNDO A PARTIR DE NÓS.”

Desde a formação, já havia acendido a luz vermelha sobre questões do aquecimento global que hoje vemos mais fortes e que coloca em risco a sobrevivência do planeta assim como nossa existência.


Cada um de nós se comprometeu em oferecer modelos colaborativos nos meios em que vivemos. “Olhar global com ações locais.”


SOBRE O PROJETO PRETENDIDO PARA SOCORRO-SP.


Socorro, assim como qualquer outra cidade no mundo, tem como desafio reduzir e reaproveitar nossos resíduos que geramos.



Aqui, geramos quase 800 toneladas de lixo que são encaminhados mensalmente para nosso aterro sanitário que foi projetado para durar 50 anos e se mantermos os números atuais estará comprometido antes de uma década.

Além da contaminação do solo, água e ar, este tipo de disposição colabora com o aumento de doenças. Sem falar que, caso o aterro venha a ser paralisado, gerará um custo enorme aos cofres, pois, pagaremos mais de 100mil reais por cada tonelada enviado para outras localidades.


Aqui em Socorro, diferente da maioria de municípios do Brasil, temos uma cooperativa de reciclagem onde destinamos uma parte dos resíduos sólidos recicláveis mas que ainda é um percentual pequeno, frente a tudo que geramos. Os resíduos orgânicos representam hoje 60% de todo o volume dos resíduos gerados. Por isso, é muito importante popularizar a compostagem residencial que é a onde a maioria desses resíduos tem origem e colaborar com a diminuição.


COMPOSTAGEM RESIDENCIAL.


Através do projeto “Clube da Compostagem” temos o desafio em popularizar este método em residências urbanas, onde podemos transformar esses resíduos em um rico adubo 100% orgânico melhorando a qualidade do solo, devolvendo os principais nutrientes para novos cultivos e aumentando a qualidade dos alimentos produzidos.

Apesar de ser um método muito eficiente e fácil, percebemos que muitos não faziam, pois, sem um bom conhecimento de técnicas, o processo gerava cheiro e acúmulos de moscas. Através do Clube da Compostagem, poderemos orientar, ensinar e acompanhar o processo garantindo o êxito sem os problemas levantados.


SOBRE OS PROCESSOS:


Foram feitas adequações nas composteiras ofertadas pelo projeto. Elas tem encaixe perfeito sem acúmulos de resíduos nas bordas, conta com redinha usada como proteção para evitar a queda das minhocas ou sujeiras caiam no compartimento de coleta do bi fertilizante líquido, onde também conta com torneira facilitando a coleta do líquido. Na tampa superior foi adaptado um filtro que no seus interior contém carvão e algodão permitindo que o ar entre e saia sem cheiro ou insetos mantendo a oxigenação.

As composteiras estão adaptadas para fazer a compostagem utilizando minhocas (vermicompostagem) ou seca (sem minhocas). As duas formas é possível extrair um substrato de ótima qualidade.


SOBRE CADA UM DOS PROCESSOS ADOTADOS:


Compostagem com Minhocas (Vermicompostagem).




Neste método, são utilizadas minhocas californianas, que são muito resistentes e se alimentam basicamente de resíduos orgânicos em decomposição, transformando-o em húmus. O húmus é considerado um adubo de alta qualidade para o solo com a liberação de nutrientes e mantendo o solo mais aerado melhorando seu processo de drenagem. Já é provado que os alimentos produzidos com este adubo (húmus de minhocas), conseguem ter um valor nutritivo maior para os alimentos produzidos e fortalecendo os vegetais que por sua vez, diminui a necessidade de uso de insumos para combater pragas.

A quantidade de minhocas é crescente. Sua multiplicação depende da quantidade de alimento e seu equilíbrio no ambiente interno, permitindo que possa ser ampliado para novas composteiras. Cada minhoca coloca de 5 a 7 casulos por dia.


Este processo é mais rápido que o processo de compostagem a seco. As minhocas comem equivalente o seu peso por dia permitindo uma velocidade maior no resultado final.


Aqui no blog, temos uma matéria muito bacana com mais informações sobre as minhocas utilizadas no processo. Vale apena ler quem for adotar esse processo.


Compostagem Seca (sem minhocas)


Esse é um dos processos mais adotados, principalmente para iniciantes em compostagem residencial. A Compostagem a seco não utiliza minhocas e pode ser colocados em ambientes mais quentes (no tempo).


Este processo é bem mais fácil e concentra na disposição dos resíduos em pequenas camadas e intercalando com materiais secos como: Serragem, folhas secas, restos de capina seca, papeis picados e sem química, que ajudaram no equilíbrio entre o Nitrogênio (resíduos úmidos dos alimentos) e o carbono (Material seco) e com uma boa aeração, criará o ambiente perfeito para os micro-organismos e fungos façam a decomposição dos resíduos transformando-os em um adubo de excelente qualidade, devolvendo para a terra os nutrientes e melhorando a aeração do solo, fazendo com que as plantas fiquem mais resistentes e com melhor desenvolvimento, evitando o uso de defensivos para lidar com pragas.


Falaremos mais em um novo artigo sobre esse processo de compostagem seca.


Os textos acima, são considerados uma instrução inicial para os novos composteiros inscritos que poderão tirar suas dúvidas através do nosso grupo de whatsApp.


BORA COMPOSTAR COM A GENTE!

36 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page