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Os consumidores estão cada dia mais verde.



Em um mundo cada vez mais consciente dos desafios ambientais e sociais, a sustentabilidade se tornou uma pedra angular da nossa existência. A busca por práticas e soluções sustentáveis transcende fronteiras e se torna uma responsabilidade global. Nesta seção, mergulharemos nas questões críticas relacionadas à sustentabilidade, explorando iniciativas, tecnologias e mudanças de paradigma que estão moldando um futuro mais sustentável.


Aumento da demanda por produtos sustentáveis



• Compras mais consciente: a demanda por produtos sustentáveis está em crescimento e não é de hoje. Uma pesquisa da Accenture de 2019 apontou que 85% dos consumidores globais estão mudando seus comportamentos de compra para serem mais sustentáveis nos próximos cinco anos. Isso inclui a disposição de pagar mais por produtos ecologicamente corretos.

• Maior valor por item: Conforme a Exploding Topics, as buscas relacionadas a “produtos sustentáveis” aumentaram 245% em comparação com cinco anos atrás. Já a First Insight indica que dois terços dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos com características ambientalmente amigáveis.


Rótulos e etiquetas sustentáveis


Descobrindo a origem: os consumidores estão cada vez mais interessados em produtos

eco conscientes e buscam informações sobre a origem e os impactos ambientais do que compram. Rótulos e etiquetas sustentáveis fornecem informações transparentes sobre a cadeia de produção e os materiais utilizados.

 

Mudança de comportamento: uma pesquisa do Statista com consumidores brasileiros revelou que 48% acreditam poder contribuir com a sustentabilidade a partir de seu comportamento diário.



NOSSOS PARCEIRO:


 

 

Sustentabilidade nas embalagens

 

 


• Embalagens verdes: Os consumidores também estão preocupados com o impacto ambiental

das embalagens dos produtos. Embalagens sustentáveis, como papel e papelão, estão ganhando preferência em relação ao plástico. A Exploiting Topics notou que a busca por “embalagens sustentáveis” aumentou 158% em cinco anos. Além disso, a McKinsey revelou que 55% dos consumidores nos EUA estão muito preocupados com o impacto ambiental das embalagens.


 Segunda mão em ascensão




• Recommerce em ascensão: a compra e venda de produtos de segunda mão, também conhecida como recommerce, está se tornando cada vez mais popular. Os consumidores buscam economizar dinheiro, reduzir o impacto ambiental e evitar problemas na cadeia de suprimentos.

 

• Mercado em crescimento: de acordo com o Statista, o mercado de roupas de segunda mão foi estimado em US$ 248 bilhões em 2023 e deve alcançar US$ 351 bilhões até 2027. Ainda, segundo essa empresa, roupas de segunda mão estão presentes no guarda-roupa de 27% das pessoas em todo o mundo em 2023, contra 21% em 2020. A geração Z é a que mais deseja comprar esse tipo de roupa (78%), seguida pelos millennials (77%).

 

  

Ampliação do recommerce em diferentes setores

 

• Além da moda: de acordo com o Recommerce Report 2021 do Ebay, 42% dos vendedores listam produtos de tecnologia usados, 28% listam livros usados e 28% listam brinquedos usados. Já o mercado de móveis usados deve crescer 29% até 2027 (em comparação a 2021).

 

• Economia global: segundo o World Economic Forum, investir em reutilização e reciclagem pode economizar até US$ 1 trilhão por ano.

 


 Empresas focadas na sustentabilidade.




 

• ESG em alta: empresas estão respondendo à demanda dos consumidores por produtos e práticas mais sustentáveis. Muitas estão adotando iniciativas de ESG (Ambiental, Social e Governança) e investindo em soluções mais ecológicas. Conforme a IBM, metade dos consumidores dos EUA está disposta a pagar mais por produtos sustentáveis; pesquisa da Simon-Kucher & Partners de 2021 revelou que 85% das pessoas em 17 países mudaram seus hábitos de compra para serem mais sustentáveis nos últimos cinco anos.

 

• Consumidor atento: a pesquisa Retratos da Sociedade: hábitos sustentáveis e consumo consciente, da CNI, de 2022, revisada em janeiro de 2023, mostra que essa tendência é refletida também no Brasil, onde 74% dos participantes afirmam praticar hábitos sustentáveis. Notavelmente, 69% separam recicláveis, e mais de 85% evitam desperdícios de recursos essenciais como água, comida e energia. A sustentabilidade também influencia as decisões de compra, com 74% optando por marcas ecológicas, um aumento significativo em relação aos 38% de 2019. No entanto, 66% observam escassez de opções sustentáveis nas prateleiras, indicando uma lacuna crítica no mercado.


 

O consumidor está mudando e as empresas precisam estarem atentas. Ter atitudes conscientes e principalmente participar de ações e projetos locais mostram o tamanho do compromisso que a marca tem. O FUTURO já começou.


Lembre-se de que a implementação desses pontos de ação deve ser considerada um processo contínuo, com revisões e ajustes regulares, para garantir que o negócio permaneça relevante e competitivo no mercado em constante evolução. Sebrae 2023 - CADERNO DE TENDÊNCIAS


Fontes: 62% dos consumidores estão dispostos a mudar seus hábitos de compra em prol da sustentabilidade. E-Commerce Brasil. 2021. Felipe Souza. Famílias que perderam renda se juntam em app para comprar comida no atacado com desconto. BBC News Brasil. 2021. 74% dos brasileiros dizem ser consumidores ambientalmente conscientes. Agência de Notícias CNI. 2022. Mercado de varejo é reformulado com cloud híbrida e IA para atender

às mudanças nas preferências de compras e sustentabilidade do consumidor. IBM. 2022. 2023 Trend Check. Trend Watching. 2023. Bernard Marr. The 10 Biggest Business Trends For 2024 Everyone Must Be Ready For Now. Forbes. 2023. Consumidor do futuro 2024. WGSN. Acesso em 2023. Digital Payments Trends for This Decade: Navigating the New Payment Ecosystems. Edvantis. 2023. Discover the Top 10 Personal Care Industry Trends in

2024. StartUs Insights. Acesso em 2023. Josh Howarth. 11 Important Consumer Trends (2023-2026). Exploding Topics. 2023. Josh Howarth. 9 Top Business Trends (2023 & 2024). Exploding Topics. 2023. Josh Howarth. Top 7 Health & Wellness Trends (2023 & 2024). Exploding Topics. 2023. McKinsey Technology Trends Outlook 2023. McKinsey. 2023. Sarah Schmidt. 5 Top Retail Trends to Watch in 2023 and 2024. Market Research. 2023.

Global Consumer Trends. Mintel. 2024.



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